Acho que nós brasileiros ,somos o único povo a se adaptar bem em todas as situações.Estava assistindo uma palestra sobre os povos indígenas e foi justamente sobre a nossa capacidade de sorrir perante a desgraça que o palestrante estava falando.Acho que essa capacidade é constante,principalmente por causa do modo de trabalho informal da maioria dos brasileiros.A instabilidade financeira é uma constante em nossas vidas.Por isso estamos acostumados com declínios e subidas.Segundo o palestrante essa capacidade de estar sempre feliz é herança dos índios. Se essa felicidade toda é proveniente de nossos ancestrais indígenas,não sei.Só sei que se não existisse a desgraça financeira não teríamos motivo pra rir.Afinal,de que vâmos rir se todos nós já fôssemos ricos and ricos ?É triste ,mas é a realidade.
E no final de tudo você acaba descobrindo que quem decide tudo é você.Independentemente do meio ou das circunstâncias que você irá se envolver,quem decide MESMO é você.E é dentro desse contexto que eu me encontro;totalmente enrolado,confuso,irritado,revoltado - nem sempre- ,feliz e crítico.Acho que é nessa fase entre os 15-18 que você começa a desenvolver algum tipo de senso crítico.Começa a olhar as situações,as pessoas que estão em seu dia-a-dia - ou não.A grande maioria infelizmente não.Não por falta de informação,mas justamente por tanta disponibilidade de informação.Você começa a se acomodar e pensar que a vida é só isso.Morreu acabou.Infelizes são os que ainda continuam a rondar por essa linha de pensamento.Você é muito mais do que um amontoado de células ,tecidos e orgãos.Você é expansão contínua.Pena que nem todos pensam dessa maneira.''MATÉRIA É ILUSÃO,PENSAMENTO É REAL''.Parece confuso ,mas se você parar pra pensar tem sentido.Esse trecho foi tirado de um filme espetacular : Amor além da vida.Muito lindo.#ficadica Enfim , só nós resta a certeza de que dias vitoriosos viram e no final você vai rir de tudo isso.
Meu coração está aos pulos! Quantas vezes minha esperança será posta à prova? Por quantas provas terá ela que passar? Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais. Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais. Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova? Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais? É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz. Meu coração tá no escuro. A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam: " - Não roubarás!" " - Devolva o lápis do coleguinha!" " - Esse apontador não é seu, minha filha!" Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas-corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar, e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará. Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda eu vou ficar. Só de sacanagem! Dirão: “ - Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba.” E eu vou dizer: ”- Não importa! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau.” Dirão: " - É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal”. E eu direi: ” - Não admito! Minha esperança é imortal!” E eu repito, ouviram? IMORTAL!!! Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final.
E no final , todos nós acabamos por descobrir que apenas crescemos.Mas, dentro de nós ainda mora aquela criança indefesa que as vezes tenta aparecer.É uma realidade.Somos adultos dentro da cabeça de uma criança.Temos uma vizão apavorante de uma realidade estampada.Uma realidade que grita tanto que acaba por aparecer.Seja numa simples aula de filosofia ou num acontecimento marcante.Capital.Quem tem mais,influência mais e hierarquiza em cima dos meros funcionários mecanizados pela mídia. Alguns vão pensar ou já estam pensando,que o capital é podre e sujo.Quem pode começar a limpá-lo é você.Quem pode redirecionar esse pensamento é você.A partir de uma educação.''Loucos são os que preferem livros do que roupas,sapatos e etc.''Pensamento constante dentro da massa.Mas eu digo que loucos são os que não se tocam em preferir livros.Por que é só dentro de um livro que você vai conseguir ter influência e consequentemente CAPITAL - Limpo.Um capital que você poderá usar para a expansão do mesmo pensamento que te motivou a ganhar capital.Os livros.Já pensou se pelo menos 30% dos mais exacerbados divulgassem essa idéia?O mundo seria bem diferente. Felizmente,atualmente temos vários sites que disponibilizam livros culturalmente interresantes.Por que você não começa a lê-los hoje ? Você vai perceber que a medida que for lendo livros - com principios morais e intelectuais verdadeiros.Como você vai descobrir se eles realmente contém esses princípios ? Simplesmente a medida que você for lendo livros com pontos de vista diferentes.Você vai ver que em todos irá existir um pensamento comum que será o guia para esses princípios. - seus conhecimentos vão aumentar e sua visão vai acompanhar.E você verá que a criança indefesa que as vezes insiste em aparecer vai começar a se recriar;dentro dessa recriação ela vai estar mais preparada e mais segura.E agora,mais segura e confiante,irá te acompanhar e te defender em todos os momentos da sua vida. Por isso,TENTE.Tente melhorar,tente crescer,tente ter influencia.Através da leitura interessante.