Investimentos consideráveis em campanhas publicitárias pelas escolas são notados na época de volta às aulas, principalmente quando o assunto é vestibular. Uma grande quantidade de escolas vive de estatísticas, ou melhor, transformam o aluno em dados. Não importando-se em saber se realmente o conteúdo ministrado em sala de aula foi aprendido por ele, o que realmente importa é a aprovação no vestibular.
Até que ponto esse êxito pode ser considerado sadio? Os ensinamentos de uma escola são compreendidos para a aplicação durante a vida universitária e social do indivíduo. O objetivo de aprender, independente de passar ou não no vestibular, foi corrompido. E é a partir desse objetivo corrompido que escolas ludibriam pais. Aprender virou mercadoria.
Pois no último ano de vestibular muitos assuntos são deixados de lado. Claro que essas instituições contam com ótimos professores proprietários de grande acervo de conteúdo. Mas a sua unidade fundamental, de formação social-cultural é deixada de lado. Não existe importância alguma em fazer aulas de campos, discussões acerca de um assunto mais polêmico que foi ensinado;nada. O importante é passar o conteúdo para o aluno e o problema será dele se não o tiver dominado.
É preciso observar também que muitos professores são subordinados a várias dessas instituições. Sem ter tempo para tirar as dúvidas do aluno, ou ter uma conversa mais amiga. A frieza é marca dessa dinâmica atual.
É fatídico que o modelo Educacional vigente necessita de mudanças. Os modelos de avaliação para o ingresso em universidades federais precisam mudar. Pois enquanto eles continuarem vigentes, escolas aumentarão seu capital e a educação continuará a ser assassinada.
pois é, concordo plenamente. eu tava pensando nisso um dia desses, o pré vestibular tornou-se uma poderosa arma de arrecadação de dinheiro para os colégios. Uma prova disso é que não estudamos o que realmente é necessario para um estudante de nivel médio e sim o que o vest pede, não é levado em conta a formação completa, com esportes e atividades culturais. o 3º ano tornou-se completamente exaustivo. é preciso que haja ua mudança nesse sistema, urgente.
ResponderExcluir