Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Acredite!


Acreditar! Acreditar que o futuro será o melhor possível,sem angústias nem pretensões descabidas,por que delas você não precisa.

Acredite, que você pode ser maior,mesmo que muitos sublinhem seus erros.Acredite!

Acredite que sua vida é a melhor de todas, e que todos os seus problemas são necessários para a sua felicidade.Não ceda aos pensamentos negativos,deles você não precisa,além de fazerem mal para a mente,ocasionam futuras doenças no corpo.

Acredite!Acredite e não desista nunca!Mesmo que todos os dias você receba sorrisos forçados, desarmonias de alguns e intolerância de mal educados.

Acredite!Acredite e sorria mesmo que seus sorrisos sejam ambicionados por pessoas, carentes muitas vezes de amor.Sorria,mostre a beleza que seu espírito reflete em seu sorriso.Não duvide jamais de deus!Ele torce por você e espera que você faça o mesmo.

Seja positivo! O mundo é grande demais para dar margem às suas futilidades de pensamento!
E por fim,tenha fé ! Por que é dela que nutre-se a força de acreditar ! Acredite,não tema,olhe diante de seu caminho e agradeça o que a vida ofereceu-lhe,fazendo dela as melhores oportunidades para sua mudança íntima!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

mutualidade de quereres


Naquelas tardes,as quais passávamos contemplando o lago,profundo a nossa volta,encostados numa sombreira,não dizíamos nada,ficávamos a imaginar o que queríamos falar,e isso já bastava.Era melhor imaginarmos os pensamentos de cada,gostávamos desse joguinho.Onde podíamos depositar todos os nossos desejos,sem ninguém os refutá-lo.O melhor era quando gritávamos com eles,fazendo um feixe de luz que pudesse transpassar nossa pupila,alcançando a que encontrava-se em nossa frente.

Depois de algumas horas,entrávamos nas dulcícolas verdes,sentíamos a água,intercalando seu contato com o nosso.A brancura do amor fazia-se em nossa mente,havendo total entrega de emoções,percorrendo todo nosso corpo,fênix que sobrevoa nossas costas.

Em certos dias contávamos estrelas,deitados sorrindo para o céu.Antes da transfiguração dos raios luminosos,que por vezes fazia-se espetacular,dourando nossas faces ainda cristalinas.O reduzido conhecimento de astronomia fazia-nos nomear cada vapor de gases, sendo, por vezes, motivo de risadas que ao decorrer de seu processo intensificavam a vontade de virar-nos um para o outro para voltar-mos àquela pequena brincadeira de pensamentos.Fazendo da contemplação de suas coradas maçãs,começo de beijos e abraços aromatizados.Que emergiam no contínuo começo de nosso amor.Fechando o verão,ou reabrindo-o.Deixando em volta,o tom de mistério da relação.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

noites de jasmim


A brisa alegre percorria aquele pequeno monte ,situado logo a margem de dois afluentes que alimentavam um pequeno jardim de flores silvestres. A nossa inserção dentro dessas energias completava o estado alegre ao qual nos encontrávamos.

O calor que sediamos um para o outro, naquela noite ,imergia na essência mutualística percorrida no decorrer do ciclo crepuscular,ao mesmo tempo em que o farfalhar das plantações de alfazema transportava o pólen sagrado para terras distantes.

Ao confrontar-se com a impossibilidade de uma tradução do que ali acontecia para os menos favorecidos de sentidos ,perguntávamos se a realidade figurava-se em nossa volta ou não estaríamos apenas volitando em pensamentos afins que por sorte acabaram por se encontrar.

Não.Era energia viva que fazia-se em nosso aroma, que era mútuo.Amplificando o significado da troca de pensamentos e a total entrega de emoções.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Bullying: Confusão de substantivos


Chamem os professores de português,linguistas, principalmente,para alertarem a sociedade da nova chaga que vem proliferando-se.A falta de discernimento por grande parte das pessoas em cima do fenômeno da substantivação.

A nomeação de acontecimentos, comportamentos,etc - chamada substantivação - é um ato antigo que pode-se dizer, é a essência da escrita. Mas disseminou-se a falsa crença de que a substantivação dos atos, comportamentos, etc é recente, não tendo existido antes de seu nome. O que na verdade acontece é que grande porção deles têm nome em função de sua antiga existência.

Para explicar melhor a situação,consideremos a comunicação.Os professores de português dividem-na a partir de vários aspectos, nomeiam-na para poder organizar a cadeia de pensamentos e facilitar o raciocínio dos alunos.Mas, isso não significa dizer que, por exemplo, o ato de falar, não exista antes do nome 'falar', sua nomeação foi apenas uma consequência para melhor entendê-lo.

O bullying é outro exemplo. Agora,agucem bem a audição: agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas não é um fato recente; desde os tempos de brasil colonial sofre-se desse mal. Sim, esses atos ocorrem até os dias de hoje mas isso não implica falar que ele é a nova peste que assombra as escolas.

Por isso, houve a necessidade de criar um termo que pudesse explicar esse tipos de violência, para assim ser dividido e analisado afim de tentar combater a sua proliferação, sabendo as causas em razão de sua análise. Sendo assim, bullying(palavra) é um termo novo,mas,para expressar um fato antigo, que em detrimento de acontecimentos nacionais - caso das mortes de 12 crianças na cidade de realengo,RJ - ou internacionais, tornou-se explícito para a grande massa populacional, escrava da ditadura midiática.


Em suma, a partir dessas análises permite-se inferir que é preciso ter cuidado ao deparar-se com novos termos, em especial o Bullying, pois sem o conhecimento necessário muitas pessoas deixam de assimilar o fato, ignorando-o e assim perdendo-se em meio aos escravos da mídia.


domingo, 24 de abril de 2011

Não vá com as outras

via OVERDOSE HOMEOPÁTICA

É incontestável não perceber a grande ociosidade,que é refletida em linhas de pensamentos coletivos,de muitos internautas.A popularização do Twitter facilitou o aumento do chamado fenômeno "maria-vai-com-as-outras".


O mais recente espetáculo foi o alto valor que o governo disponibilizou para o orçamento do Blog de Maria Bethânia(R$ 1,35 milhão),onde nele serão postados diariamente vídeos de poesias,interpretados pela cantora.Não entrando em discussões mais profundas,o valor do blog foi ovacionado via twitter,significativamente influenciado pela nota que o jornal Folha de S.Paulo publicou,dizendo apenas que o governo iria conceder esse valor,não especificando a forma que se iria empregar no processo.

O que aconteceu foi que muitas pessoas,sem conhecimento do trabalho de Bethânia e de seu blog,criaram uma verdadeira manifestação em nome da roubalheira que a intérprete fez nos cofres públicos,e consequentemente em nossos bolsos.O governo concede muitos outros benefícios a deputados,governadores,vereadores - que esses sim deveriam ser postos em evidência - e nós apenas abanamos a cabeça,fazendo da indiferença o combustível para a manutenção das desigualdades sociais.Mas,sem aprofundar o processo,esse é apenas um dos vários outros exemplos maria que diariamente aparecem via twitter.

Por isso que conhecimento é a maior arma que um ser humano pode ter,pois é a partir dele que formulamos pontos de vista,sabendo lidar com as mais variadas formas de expressões e tendo equilíbrio para discernir uma notícia e seus agravantes polêmicos.

Não caiam na ilusória sensação de fama,ao - sem conhecimento - opinar acerca de um assunto que está em pauta.Apesar de muitas pessoas inicialmente darem atenção a você,com o tempo esquece-se de uma opinião comum.As que ficam na lembrança serão contundentes e respeitadoras de outros pontos de vista.

Faça você mesmo,estude.Não fere,não morde e não dói.Garanto que o mundo abrir-se-á para você.

Feliz Páscoa !

Páscoa

É ser capaz de mudar,
É partilhar a vida na esperança,
É lutar para vencer toda sorte de sofrimento.
É ajudar mais gente a ser gente,
É viver em constante libertação,
É crer na vida que vence a morte.
É dizer sim ao amor e à vida,
É investir na fraternidade,
É lutar por um mundo melhor,
É vivenciar a solidariedade.
É renascimento, é recomeço,
É uma nova chance para melhorarmos
as coisas que não gostamos em nós,
Para sermos mais felizes por conhecermos
a nós mesmos mais um pouquinho.
É vermos que hoje...
somos melhores do que fomos ontem.















E que possamos realmente repensar nossas atitudes,buscando o melhoramento individual para assim sermos mais felizes.

sábado, 23 de abril de 2011

A fogueira chamada fé

  

     A fé constrói e redireciona pensamentos,além de fortalecê-los.Pois,além de mover montanhas,a fé sustenta e move nossos pensamentos,sejam eles bons ou ruins.
     Em situações de grande prova de nossa auto-estima é preciso ter em mente pensamentos bons,que ajudem-nos a superar aquele determinado momento.Muitas vezes não é o que acontece,pois a nossa descrença aparentemente é maior do que a fé que possuímos.Quando um ente querido sofre um grave acidente,é preciso ter esperança de que a sua melhora se dará por concreta,gerando pensamentos positivos e de amor,que o ajudem a não se ver num quadro de tristeza diante da situação.
     Além de fortalecer nossa fé,situações como essa possibilitam-nos a disciplina de pensamentos.Fazendo-nos compreender a importância de ter-se equilíbrio.Sem a vontade não se irá a lugar nenhum,pois é a partir dela que pode-se reprimir pensamentos aflitivos.
    Quando a compreensão se fizer presente em nosso psique,a intensidade de nossa fé será apenas uma consequência de nosso equilíbrio,fazendo com que,diante das mais diversas situações,o pensamento positivo flua sutilmente.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Yoga de nossas vidas

      "É preciso paz pra poder sorrir,é preciso a chuva para florir",ou seja,é preciso força de vontade aliada ao constante aprendizado para desfrutar de equilíbrio ao decorrer de nossa jornada aqui no planeta terra.
      Situações geradoras de dúvidas e incertezas irão aparecer ao decorrer dos anos em nossa formação como seres em constante aprendizado.Essas situações devem ser enfrentadas com serenidade,mesmo que o desequilíbrio se faça tentador.Pois se nelas entrarmos,faríamos parte da comprovação experimental dos versos : ''tem gente que não vive a vida''.Já que,em constante desequilíbrio ao deparar-se com problemas diversos,cairíamos num ciclo aflitivo-vicioso e não viveríamos com saúde.
      Ao chegar-se no ano de vestibular,do qual será preciso disciplina nos deveres escolares,estudo dos conteúdos específicos para as provas deste e equilíbrio emocional,exemplifica-se um dos vários quadros construtores da vida.E,senão,o primeiro no qual irá se ter firmamento dos caracteres adultos,como responsabilidade e seriedade na percepção de novas informações.
      Por isso,é pretensioso achar que para poder viver em paz consigo mesmo os problemas teriam que inexistir.Pois se assim fosse,jesus cristo não teria entoado palavras de esperança para nós,uma vez que foi ele o maior exemplo de equilíbrio,diante de tantas provas de evolução.   

domingo, 3 de abril de 2011

That freedom

   
       A liberdade é um sentimento do qual aqueles que desejam-na jamais poderão senti-la.A amplitude do estado de liberdade é capacidade sentida apenas por aqueles que nunca a fizeram como princípio fundamental.
Nelson Mandela,ilustre figura e símbolo de uma época política em que ainda se fazia presente a acentuada ignorância por grande parte da população,conseguiu traduzir o que significa ser livre,a partir de sua experiência.
          Enquanto estava preso,Nelson dizia que a liberdade por ele nunca poderia ser tirada,pois ela era indiferente ao concreto que o encarcerava.É estado de espírito,onde o que chamamos de matéria,não pode alçar de seus horizontes.
          O ideal libertário pregado por muitos adultos,que fisicamente ainda encontram-se no estado adolescente,é manchado de desejos opulentos,que obedecem a funções diferentes da liberdade.Ao tangenciarmos esse quadro,vêm-nos à tona a parábola do filho pródigo.
          Onde,em sua história,conseguiu-se extrair,partindo de uma análise mais profunda,o valor e conceito de liberdade.Pois quando o filho sai 'desbravando' o mundo e tentando dele retirar todas as boas sensações,pensando assim estar anulando a submissão da qual porta,percebe-se que dali,muitos adolescentes-adultos fazem-se afim do mesmo pensamento.Quando em seguida,a dor e a verdade vêm a tona,representando o retorno do filho pródigo a casa dos pais e assim evidenciando que a liberdade conjuga-se com família,com os hábitos e aprendizados do lar.
         Enquanto a fuga de seu cotidiano representar o pleno poder sobre si mesmo,demorar-se-a ao indivíduo saber o que realmente significa liberdade.Pois de fronteiras não faz-se quem reconhece as pessoas que fazem-se em seus dias,e portanto habitam parte de você,são de você,são você. 

sexta-feira, 1 de abril de 2011

não sei,mas é ternura.



é certo de me virem desventuras,passando ao som de meus olhos,
vivendo tempos inacabados,
chuvendo em tempos outrora molhados
sigo ,como quem viu e recorda-se das tardes douradas de contemplações babilônicas

pessoas,enternecem-se com pouco
enquanto sinto de viver assim ,
portando realidades indígenas
dissolvendo sonhos amargurados

a sombra momentânea de som que chega,
não para.
espalhem-se! partículas,gotescas.
espalhem-se até não mais poderem
até seu espelho inalterar o espectro contínuo

a ânsia de poder correr campos de jardineiras macias
revela-me a natureza com que me olho
chegando a rasgar o véu da falta de sonhos
para assim chegar-me a cachoeira,não deserta
mas sim,em sintonia com você

então,entenda-me você
que quando a margem oposta de teus lábios
entrelaçar meu corpo,sentirás a ternura que eu sempre quis ter em você.