Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2011

Bullying: Confusão de substantivos


Chamem os professores de português,linguistas, principalmente,para alertarem a sociedade da nova chaga que vem proliferando-se.A falta de discernimento por grande parte das pessoas em cima do fenômeno da substantivação.

A nomeação de acontecimentos, comportamentos,etc - chamada substantivação - é um ato antigo que pode-se dizer, é a essência da escrita. Mas disseminou-se a falsa crença de que a substantivação dos atos, comportamentos, etc é recente, não tendo existido antes de seu nome. O que na verdade acontece é que grande porção deles têm nome em função de sua antiga existência.

Para explicar melhor a situação,consideremos a comunicação.Os professores de português dividem-na a partir de vários aspectos, nomeiam-na para poder organizar a cadeia de pensamentos e facilitar o raciocínio dos alunos.Mas, isso não significa dizer que, por exemplo, o ato de falar, não exista antes do nome 'falar', sua nomeação foi apenas uma consequência para melhor entendê-lo.

O bullying é outro exemplo. Agora,agucem bem a audição: agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas não é um fato recente; desde os tempos de brasil colonial sofre-se desse mal. Sim, esses atos ocorrem até os dias de hoje mas isso não implica falar que ele é a nova peste que assombra as escolas.

Por isso, houve a necessidade de criar um termo que pudesse explicar esse tipos de violência, para assim ser dividido e analisado afim de tentar combater a sua proliferação, sabendo as causas em razão de sua análise. Sendo assim, bullying(palavra) é um termo novo,mas,para expressar um fato antigo, que em detrimento de acontecimentos nacionais - caso das mortes de 12 crianças na cidade de realengo,RJ - ou internacionais, tornou-se explícito para a grande massa populacional, escrava da ditadura midiática.


Em suma, a partir dessas análises permite-se inferir que é preciso ter cuidado ao deparar-se com novos termos, em especial o Bullying, pois sem o conhecimento necessário muitas pessoas deixam de assimilar o fato, ignorando-o e assim perdendo-se em meio aos escravos da mídia.


Um comentário:

  1. Taí um texto inteligente. Gostei da linha atemporal, da sequenciação. Parabéns!

    ResponderExcluir

Você já chegou até aqui,então comenta !